Mamoplastia
Redutora
O que é?
Com o passar dos anos, as mamas sofrem o processo de liposubstituição que, em outras palavras, consiste na substituição da glândula mamária por gordura.
Esse processo causa a alteração do volume e a queda das mamas, deixando os seios com um aspecto pendular e com “sobra” de pele.
A Mastopexia, com ou sem prótese, é a cirurgia ideal para essa situação, pois eleva e projeta as mamas, proporcionando um aspecto mais firme e jovial.
As principais indicações, além do desejo da paciente por mamas mais projetadas e firmes, são: mamas de grande volume, queda das mamas, excesso de pele, mamilos “caídos”.
O uso de próteses de silicone, apesar de recomendado, não é obrigatório.
Como é feita?
A abordagem mais comum é a em “T invertido”, com um corte em volta do contorno dos mamilos, um vertical e outro na linha onde o seio se encontra com o tórax. Esses cortes permitem que o excesso de pele seja retirado junto com o tecido mamário em excesso. Assim, a mama adquire formato e projeção adequados.
Geralmente a internação é curta e a paciente recebe alta na manhã seguinte à cirurgia.
Os cuidados pós-operatórios costumam ser maiores no primeiro mês, evitando esforços físicos mais intensos com os braços.